Notícias

postado às 16:02, em Sobre a Adic

A arte sempre teve espaço cativo nas ações da ADIC Passo da Pátria. Em 2012, não poderia ser diferente. Para abrir o ano com prestígio, 20 adolescentes da instituição irão fazer parte de uma oficina de gravura criativa, a ser ministrada pelo artista plástico norte-americano Daniel Minte. Marcada para a manhã de 11 de janeiro, a oficina terá como resultado uma exposição da produção dos trabalhos, voltada para as famílias, comunidade e aberta ao público.

A idealização da oficina de gravura criativa partiu do artista plástico Flávio Freitas, que foi responsável pelo convite do amigo Daniel Minte. No final de 2011, inspirado pelos desenhos das crianças da ADIC, Flávio iniciou um trabalho de pintura do muro da instituição, que será retomado com a visita do artista norte-americano.

Daniel Minte é natural do estado da Geórgia e reside atualmente no Maine. Pintor, gravador, desenhista, ilustrador, escultor e educador artístico, seu trabalho é direcionado ao resgate das raízes culturais africanas como herança a ser vivida e reconhecida na atual cultura norte-americana, em especial nos afro-descendentes. O artista desenvolve um estudo da memória e das muitas maneiras pelas quais ela está incorporada no nosso passado, presente e futuro, transformando-a em inspiração para suas obras.

Até o dia 16 de janeiro, Daniel Minte reproduzirá em desenhos e pinturas sua visão do nosso povo, paisagem e cultura potiguar, participando de oficinas artísticas com grupos de jovens, conhecendo manifestações culturais, visitando lugares, entidades e encontrando pessoas. A vinda do artista plástico faz parte do intercâmbio promovido pelo Programa Companheiros das Américas, que tem o patrocínio do Bureau de Assuntos Educacionais e Culturais - Escritório de Intercâmbio de Cidadãos do Departamento de Estado dos Estados Unidos.

De acordo com o programa, o estado americano do Maine é irmão do Rio Grande do Norte, numa parceria que soma hoje 41 anos. Em outubro de 2011, o artista potiguar Flávio Freitas foi convidado a visitar o Maine, com o mesmo objetivo de conhecer a realidade local e usar suas vivências como inspiração.

(0)

postado às 14:53, em Sobre a Adic

A comunidade do Passo da Pátria acaba de receber uma ótima notícia. O Criança Esperança aprovou recentemente o financiamento do projeto PASSO CIDADÃO, criado pela ADIC/RN, para o ano de 2012. A iniciativa tem como objetivo aprimorar as ações sócio-educativas junto às crianças e adolescentes da comunidade, através do reforço pedagógico, inclusão digital, acompanhamento psicológico e o inglês como língua estrangeira.

Vislumbrando o desenvolvimento de um processo de aprendizagem direcionado para a educação inclusiva, o Passo Cidadão busca a humanização, estimulando a prática da cidadania entre os jovens e combatendo o fracasso escolar por meio do investimento no sujeito e suas singularidades. De acordo com a direção da ADIC Passo da Pátria, o projeto deverá atender a aproximadamente 300 crianças e 500 famílias da comunidade, a partir de fevereiro de 2012.

O Criança Esperança financiará o custeio de quatro professores e uma psicóloga, além da montagem de um laboratório de informática com 21 computadores, material didático diversos. Iniciativa da Rede Globo em parceria com a Unesco, o projeto tem como objetivo chamar a atenção da opinião pública para a situação da infância e da juventude, expondo ao debate alguns dos principais problemas que atingem crianças, jovens e adolescentes. Em 2011, o Criança Esperança apoiou 75 projetos, beneficiando 20 mil crianças e adolescentes.

Para 2012, foram aprovados mais de 100 projetos de ONGs e associações da sociedade civil nas áreas de educação; educação para o desenvolvimento sustentável; inclusão social; alfabetização funcional; cultura como instrumento de inclusão social; acesso de jovens à informação, ao conhecimento e ao uso de novas tecnologias; e crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Confira a lista no link abaixo:

http://redeglobo.globo.com/criancaesperanca/noticia/2011/12/conheca-os-projetos-que-vao-receber-apoio-do-crianca-esperanca-em-2012.html
(0)


3211.5471 / 8827.6249
R. Ocidental de Baixo, 120 - Alecrim - Passo da Pátria